Os crimes cibernéticos são projetados para chamarem a atenção e afetar massivamente usuários de todo o mundo. Os links falsos são uma maneira extremamente comum dentro dessas práticas ilegais e é fundamental que todos entendam como evitá-los.
Só que nem sempre é fácil. Afinal, a internet está cheia de navegadores inexperientes, que se deparam com tais recursos e ficam intrigados com as promessas. Mas se engana quem acha que está livre dos efeitos ou de cair em links falsos.
Continue lendo nosso texto e entenda mais sobre o golpe, como identificar e evitar.
Talvez você já tenha se deparado com links estranhos ou cheios de promessas incríveis. Bom, a possibilidade de ser um link falso é bem grande.
Esses endereços são enviados por e-mail, SMS ou mesmo por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram. Não é incomum recebermos de algum parente ou amigo, que acabou se interessando pelo conteúdo do link.
No geral, a ideia do link falso é criar uma grande expectativa, apresentar uma promessa tão intrigante que você se sente obrigado a clicar no endereço. “Saiba como conseguir mais seguidores”, “pague seus boletos sem juros” são alguns exemplos. Ao clicá-los a pessoa é redirecionada a um site falso e pode acabar sendo coagida a passar informações para conseguir as respostas ditas no endereço.
Com isso, o usuário fornece dados extremamente sigilosos, como CPF, e-mail, número de cartão e senha de conta bancária. Porém, existem casos onde a pessoa instala um aplicativo sem saber e o software acaba roubando dados.
Tudo isso é parte de um ataque cibernético de engenharia social conhecido como phishing , termo similar ao inglês fishing , que significa pescaria. O nome faz alusão a ideia do link servir como uma isca para acessar ilegalmente os dados do usuário.
Para usuários mais atentos, esse golpe pode parecer óbvio e até bobo. Mas os números mostram o contrário. Segundo uma análise da empresa de tecnologia Kaspersky, um em cada cinco brasileiros caíram no golpe em 2020 , sendo o Brasil o país com a maior incidência de ocorrências no mundo, seguido de Portugal, França e Tunísia.
Por essas e outras, entender como os links falsos funcionam e como evitá-los é primordial para a segurança de milhares de cidadãos. Abaixo, detalhamos algumas precauções importantes:
Se você clicou no endereço eletrônico e não consegue identificar se é um site falso ou não, não se desespere. Existem alguns detalhes que indicam se aquele local é utilizado para práticas ilegais.
Vale lembrar: os sites falsos são criados para roubar dados ou como ferramentas de sequestro de informações. Por isso, todo o cuidado é pouco.
Confira algumas dicas para verificar se um site é falso:
Para diminuir os efeitos do phishing ou de práticas relacionadas aos sites falsos, é preciso criar uma série de barreiras e dificuldades. Esses impeditivos são primordiais para diminuir a incidência de ataques e podem ser o diferencial para a saúde do seu aparelho e para os seus dados.
Abaixo, listamos boas práticas a se adotar no dia a dia como usuário na internet:
Na luta contra o roubo de dados sensíveis, a NV Seguros Digitais é uma certeza na garantia dos seus direitos e da sua segurança. Somos reconhecidos pela especialidade em Responsabilidade Civil e nos Seguros e Riscos Cibernéticos.
Por isso, somos referência em seguros para riscos cibernéticos, afinal, ele oferece proteção de danos de responsabilidade em caso de vazamento ou violação de informações. Assim, você protege seus dados pessoais, propriedade intelectual e o segredo do seu negócio. Precisa de auxílio nessa linha? Faça um orçamento.
Para mais informações sobre temáticas semelhantes a deste texto, continue acessando nosso blog.
Gostou do conteúdo? Confira outros posts recentes:
Rodovia José Carlos Daux, 600, módulo 10 - João Paulo, Florianópolis / SC
CNPJ: 11.517.774/0001-00
Avenida Paulista, 302 - Bela Vista, São Paulo / SP
CNPJ: 11.517.774./0002-91
Todos os direitos reservados | NV Seguros Digitais