Apesar de ter se tornado mais corriqueiro falar em Inteligência Artificial nos últimos anos, ela não é nada nova. As pesquisas em torno dela começaram em 1950 e em 1956 o termo Inteligência Artificial nasceu. Desde então, evoluímos muito.
Hoje, a Inteligência Artificial substitui nosso trabalho em diversos aspectos, como análise de dados, automatização de tarefas, atendimento ao cliente e até mesmo produção de conteúdo.
A questão é que existem
perigos da Inteligência Artificial espalhados em nosso dia a dia. Por exemplo, já existem formas de inteligência que
imitam vozes de pessoas, podendo causar fraudes. A Inteligência Artificial generativa pode gerar textos com fake news, entre outros.
No artigo, nós trazemos um parecer sobre o tema e dicas para se proteger. Acompanhe!
A Inteligência Artificial (ou IA, como vamos usar ao longo do artigo) está relacionada à capacidade das máquinas de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.
Isso inclui processos como reconhecimento de padrões, aprendizado, tomada de decisões, resolução de problemas e interação com humanos. Para que a IA funcione, ela precisa de alguns componentes, como:
A Inteligência Artificial é baseada em algoritmos e processamento de dados para realizar tarefas específicas de forma rápida e eficiente, mas pode ter limitações na compreensão de contextos amplos ou lidar com situações não previstas.
Já a inteligência humana é mais flexível e contextual, capaz de lidar com complexidade, adaptar-se a novas situações e incorporar emoções e valores nas decisões. Acima de tudo, precisamos entender que a IA existe graças à inteligência humana.
Apesar de trazer muitas vantagens quando usada para o bem, como na automatização de tarefas, os perigos da Inteligência Artificial são reais e se disseminam rapidamente. Vamos comentar cada um deles a seguir.
Um dos maiores perigos da Inteligência Artificial é que ela pode ser usada para criar ataques cibernéticos mais sofisticados, como ataques de phishing e malware direcionados.
Além disso, a IA também pode ser usada para desenvolver técnicas de hacking mais avançadas, como ataques de força bruta e ataques de negação de serviço (DDoS).
É crucial que sua empresa esteja preparada para enfrentar novas ameaças. Explore nosso artigo 'Saiba como enfrentar as dificuldades da cibersegurança do futuro' para entender melhor como se proteger. Nele, detalhamos estratégias avançadas e soluções inovadoras que fortalecem a defesa dos seus ativos digitais contra as mais recentes táticas de ciberataques, potencializadas pela Inteligência Artificial.
A IA pode ser usada para automatizar processos fraudulentos, como roubo de identidade, fraudes em transações financeiras e falsificação de documentos.
O maior perigo da Inteligência Artificial aqui é que os sistemas de IA podem ser treinados para imitar o comportamento humano, o que torna mais difícil detectar fraudes.
Com o avanço da IA na geração de texto, existe o risco de que textos plagiados se tornem mais difíceis de detectar. Os sistemas de IA podem ser treinados para criar conteúdos que pareçam originais, mas que na verdade são cópias de outros textos, o que pode levar a problemas legais e éticos.
Existe ainda a questão de imagens e ilustrações, cujos sistemas de IA podem copiar traços de artistas renomados.
Uma vez que todo sistema de IA é treinado por humanos há o risco de que a Inteligência Artificial dissemine preconceitos e desigualdades. Um exemplo bem simples é a geração de imagens via IA que não represente a diversidade de uma população.
Outro perigo recorrente da Inteligência Artificial tem a ver com a coleta e o processamento massivo de dados pessoais, resultando em uma violação da privacidade dos indivíduos.
Algoritmos de IA podem ser usados para criar perfis detalhados das pessoas, revelando informações pessoais que vão além do que a maioria está disposta a compartilhar. A
violação da LGPD acaba acarretando em multas altas para as empresas que permitiam esse vazamento de dados.
Nós sugerimos algumas medidas para mitigar os riscos da IA:
Garanta que os dados utilizados pela IA sejam protegidos por medidas de segurança robustas, como criptografia, acesso restrito e monitoramento constante. Ter um cyber seguro é uma medida extra para ter tranquilidade.
Exija transparência nas decisões tomadas pela IA, especialmente em áreas críticas como saúde, justiça e finanças. Compreender como a IA chegou a uma determinada conclusão é fundamental para avaliar sua confiabilidade.
Promova o desenvolvimento e uso ético da IA, estabelecendo diretrizes claras para seu uso responsável e evitando vieses discriminatórios.
Assegure que haja sempre controle humano sobre as decisões da IA, especialmente em situações onde vidas ou direitos fundamentais estão em jogo.
Estabeleça mecanismos de monitoramento e regulamentação da IA para garantir sua conformidade com padrões éticos e legais. A anonimização de dados é um desses recursos.
Invista em educação e conscientização sobre IA, tanto para profissionais que a utilizam quanto para o público em geral, para promover um uso responsável e seguro dessa tecnologia.
A inteligência artificial desempenha um papel crucial na definição do futuro da segurança cibernética de várias maneiras, como
Muitas empresas e pessoas empreendedoras não vivem mais sem sistemas de Inteligência Artificial — ela, definitivamente, é uma realidade que chegou para ficar. Assim, nos resta nos
protegermos dos perigos da Inteligência Artificial e usar os sistemas de IA da melhor forma.
Falando em proteção,
conheça mais sobre o Cyber Seguro da NV e peça uma cotação!
Gostou do conteúdo? Confira outros posts recentes:
Rodovia José Carlos Daux, 600, módulo 10 - João Paulo, Florianópolis / SC
CNPJ: 11.517.774/0001-00
Avenida Paulista, 302 - Bela Vista, São Paulo / SP
CNPJ: 11.517.774./0002-91
Todos os direitos reservados | NV Seguros Digitais