O vazamento de dados e o cuidado com a segurança de informações pessoais nunca foi tão intenso. E isso pode causar prejuízo tanto para empresas, como para usuários. Segundo dados de uma pesquisa de 2021 da SurfShark , 18,2 milhões de pessoas tiveram seus dados vazados no primeiro trimestre daquele ano.
E isso corrobora a tese da importância do seguro cyber , que cobre os prejuízos que atividades criminosas no âmbito cibernético podem oferecer. Ainda assim, muitos veem esse tipo de proteção como apenas um detalhe, um gasto a mais que não precisa ser priorizado.
Porém, a realidade é bem diferente. Com o aumento no número de ataques e as determinações bem claras da Lei Geral de Proteção de Dados ( LGPD ), empresas que utilizam dados de terceiros e precisam de segurança cibernética não podem deixar o seguro para depois.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Confira!
Leia também: Ataques cibernéticos crescem no Brasil 23% em 2021
Antes de qualquer coisa, é importante entender o impacto de um ataque cibernético em uma empresa. Atualmente, usuários mal intencionados realizam sequestro de dados, por exemplo, impedindo o acesso de quem controla e opera as informações, as quais podem ser até mesmo de terceiros.
Esse ato pode resultar em um pedido de resgate, normalmente com valores altíssimos e muitas vezes até em criptomoedas. E a dinâmica é sempre a mesma: só após o pagamento, os hackers aceitam restituir as informações. Isso significa que, além do ponto de vista financeiro, o ataque pode afetar toda a cadeia de produção da empresa.
Não é incomum vermos casos de instituições que ficaram comprometidas depois de um ataque hacker, tendo problemas com a produção, gestão de pessoas e até a segurança física da sede. Além do mais, os casos podem afetar de forma substancial a vida de pessoas de fora da empresa.
No começo deste ano, um grupo de hackers roubou cerca de US$ 600 milhões de um software do Axie Infinity, um jogo online extremamente popular nas Filipinas e no Vietnã. Apesar da plataforma continuar operando, o golpe impediu os jogadores de movimentarem as criptomoedas que conseguiram no jogo.
O Axie Infinity trabalha com um tipo de software, chamado Ronin Bridge, ou simplesmente “ponte”. O sistema ajuda os usuários a converter seus tokens AVS e SLP em Ether ou USDC, um tipo de criptomoeda que pode ser convertida em dinheiro.
Na prática, o prejuízo foi real e calculável para os usuários, os quais utilizam a plataforma até mesmo como meio de conseguir um dinheiro a mais. A ação dos hackers direcionou exatamente a “ponte”, adentrando os protocolos de segurança e roubando uma grande quantidade de Ether e USDC.
Muitas empresas ainda olham para a o seguro como uma obrigação menor. E não vamos negar que é compreensível pensar dessa forma. Afinal, o cuidado com elementos digitais ainda não é tão difundido entre a sociedade.
Além disso, o Brasil ainda não tem a cultura do seguro. Até se gasta com a proteção do veículo, da casa ou até mesmo o seguro de vida. Mas seguro para o meio digital? Fica para depois.
Porém, esse pensamento não condiz com a realidade do mercado atualmente. Isso porque dedicamos muito da nossa vida e das atividades cotidianas ao meio cibernético. Trabalhamos, trocamos informações e cedemos dados quase todos os dias na internet. Por isso o cuidado é necessário.
Dessa forma, o seguro cyber é aplicado caso alguma situação negativa ocorra, havendo cobertura de despesas decorrentes de ataques de hackers. Lembra dos exemplos expostos anteriormente? O seguro garante proteção em casos de vazamento de dados ou violação de informações, protegendo dados pessoais, propriedade intelectual e até o segredo do negócio.
Adquirindo o seguro cibernético, sua empresa garante mais segurança caso os ataques ocorram. Assim, evita-se gastar ainda mais no futuro. Principalmente. se junto com o ataque vier o pedido de resgate em criptomoedas que mencionamos ali no início. Certamente um valor tão alto colocaria todo o seu patrimônio em risco.
Evitar um prejuízo já é uma grande razão. Entretanto, os benefícios de fechar o seguro vão além disso.
Abaixo, destacamos algumas das proteções, lembrando que elas podem variar conforme a seguradora. Veja:
Seguro cibernético é investimento e isso provavelmente ficou bem mais claro depois desse conteúdo. Mas, para escolher a melhor opção de seguro é preciso saber bem com quem fechar negócio.
A NV Seguros atua com excelência nos segmentos de Responsabilidade Civil e Seguros, Riscos Cibernéticos e Seguro de Liability, oferecendo o melhor para manter a tranquilidade da sua empresa, frente aos desafios do mundo cibernético, evitando prejuízo.
Faça um orçamento com a NV e não deixe de acompanhar mais informações no nosso blog.
Gostou do conteúdo? Confira outros posts recentes:
Rodovia José Carlos Daux, 600, módulo 10 - João Paulo, Florianópolis / SC
CNPJ: 11.517.774/0001-00
Avenida Paulista, 302 - Bela Vista, São Paulo / SP
CNPJ: 11.517.774./0002-91
Todos os direitos reservados | NV Seguros Digitais