Layout do blog

jan. 22, 2024

Segurança cibernética em 2024: as tendências que todo profissional deve conhecer

>

O ano recém começou, e já temos notícias sobre ataque hacker na empresa americana Microsoft. Isso só reforça que a segurança cibernética em 2024 já se inicia com força total.


Afinal, esse não foi o primeiro do ano e, certamente, não será o último. Ataques cibernéticos acontecem diariamente em empresas do mundo inteiro.


Segundo dados do Cenário Global de Ameaças do FortiGuard Labs divulgados na revista Olhar Digital, somente durante o primeiro semestre de 2023 foram 23 bilhões de tentativas de ataques no Brasil.


Tudo isso são apenas indicativos que, a cada ano os criminosos ficam mais experientes e utilizam cada vez mais tecnologia para atingir as empresas. Portanto, reduzir as vulnerabilidades é papel fundamental dos gestores de dados e estar preparado para os ataques é algo que precisa ser aprimorado.


Conheça um pouco mais sobre as ameaças e as tendências de segurança cibernética em 2024.


Segurança cibernética em 2024: conheça 3 ameaças para este ano


1. Ataques a dispositivos IoT


IoT - Internet of Things ou Internet das Coisas, é a conexão de objetos do dia a dia à internet. Por exemplo, as luzes da casa que se acendem pelo celular, os smartwatches e até os carros que compartilham acesso a rede para outras pessoas.


Com o aumento destes dispositivos conectados à internet e suas vulnerabilidades, essa superfície de ataque está se expandindo. Isso transforma a sua segurança, especialmente em ambientes de trabalho remoto, um desafio significativo.


Práticas rigorosas de segurança, atualizações regulares e soluções robustas são necessárias para protegê-los. 


2. Ataques de phishing


Os ataques de phishing estão se tornando mais avançados, com táticas de engenharia social e o uso de inteligência artificial, para criar mensagens mais persuasivas e que confundem suas vítimas.


Nesse caso, a principal estratégia é a educação dos usuários. Afinal, todos os colaboradores precisam saber identificar e evitar este tipo de ataque.


Além disso, a implementação de medidas tecnológicas mais avançadas, como, por exemplo, filtros de e-mail, são essenciais para se proteger contra essas ameaças. 


3. Ataques ransomware


Os ataques de ransomware continuam sendo uma ameaça persistente e lucrativa. Afinal, os cibercriminosos estão se adaptando e lançando ataques cada vez mais sofisticados e especializados.


Para se defender, as empresas precisam manter backups atualizados, aplicar um planejamento preventivo e investir em treinamento de pessoal. Estas são as melhores maneiras para prevenir e responder a esses ataques. 


Tendências de segurança cibernética para 2024: quais as soluções?


Abordagem Zero Trust


Abordagem Zero Trust é, assim como o próprio nome já diz, zero confiança. Isso quer dizer que, para uma empresa, ninguém é totalmente confiável, o que torna necessária a verificação de identidade para ter acesso a recursos e dados específicos.


Este tipo de abordagem redefine a maneira como as organizações encaram o acesso remoto e a proteção de ativos digitais. Afinal, estas exigem autenticação contínua e monitoramento em tempo real, mesmo dentro das redes corporativas. Isso oferece um ambiente seguro e adaptável. 


No entanto, é preciso também aplicar esta política nas ferramentas de backup e recuperação de dados para reduzir o tempo em que estes ficam inativos após um ataque.


Governança de dados


Governança de dados são todas as políticas e procedimentos que servem para proteger os dados. Isso quer dizer que toda a infraestrutura e tecnologia necessárias para armazenar, manipular, acessar e excluir dados deve ser muito bem pensada e organizada.


A governança de dados é fundamental para garantir que os dados sejam gerenciados de maneira segura e em conformidade com regulamentações. Isso envolve a definição de políticas claras, controles de acesso rigorosos e monitoramento constante para proteger ativos de dados sensíveis. 


Resiliência cibernética


As empresas precisarão, ao invés de concentrar apenas na prevenção, adotar uma abordagem de resiliência cibernética. Esta consiste na preparação e na capacidade de responder e resistir após um ataque cibernético.


Isso inclui o desenvolvimento de planos de resposta a incidentes, treinamento contínuo de pessoal, recursos de análise de malware e a implementação de tecnologias de detecção avançada. 


Segurança adaptável


A segurança adaptável é a capacidade de se ajustar às mudanças no cenário de ameaças em tempo real, usando tecnologias avançadas, como inteligência artificial e aprendizado de máquina. Essa abordagem permite uma resposta mais ágil às ameaças. 


Essas tendências refletem a crescente complexidade do cenário de cibersegurança e a necessidade de abordagens proativas e inovadoras para proteger ativos digitais e responder a ameaças.


Além disso, a contratação do seguro cibernético é a melhor maneira de proteger as empresas dos altíssimos prejuízos financeiros causados pelos ataques.


Faça agora uma cotação do Seguro Cyber na NV Seguros Digitais e receba proteção especializada! E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.

Fale conosco

Compartilhe o Artigo

03 mai., 2024
Riscos reputacionais são cada vez mais comuns e podem manchar a marca de uma empresa. Em nosso artigo, mostramos como lidar e evitá-los
Seguro para LGPD
22 abr., 2024
Entenda o que é o Seguro para LGPD, quais suas principais coberturas e qual a sua importância para a adequação da lei. Agende um diagnóstico gratuito agora!
riscos do metaverso
05 abr., 2024
Entenda quais são os principais riscos do metaverso para empresas que atuam com esse tipo de Inteligência Artificial.
Mais Posts
Share by: