Minha empresa é pequena. Ela corre risco de sofrer uma invasão hacker?

Por mais que a maioria das pessoas só fique sabendo de ataques cibernéticos de grandes empresas na TV, as pequenas empresas também correm um grande risco de sofrer uma invasão hacker.

Inclusive, pequenas e médias empresas costumam ser um alvo até mais fácil para esse tipo de ataque. Isso se dá também pelo motivo de que muitos pequenos empresários acreditam não precisar de segurança da informação.

Mas o que o pequeno empresário pode fazer em relação a esse risco? A gente te conta!

Leia também: Como proteger sua empresa dos ataques de Engenharia Social em 5 etapas

O que é uma invasão hacker?

Invasão hacker é o chamado ataque cibernético ou hacking. É uma atividade que tem como objetivo comprometer dispositivos digitais tais como computadores, smartphones ou tablets.

Na verdade, o termo correto deveria ser invasão cracker já que hackers nem sempre tem uma intenção maliciosa ou ilegal. No entanto, o termo hacker já foi difundido e acaba sendo utilizado para invasões ilegais mesmo sob protesto de quem faz esse tipo de trabalho de forma legal.

Sendo assim, consideramos invasão hacker aquela que pode modificar o hardware, software, bancos de dados e outros, de computadores de pessoas ou empresas.

Eles podem, inclusive, modificar as informações contidas ou sequestrar dados, pedindo resgate.

Cada vez mais os hackers atacam pequenas empresas e não é de hoje: um estudo de 2016 divulgado no jornal Estadão já apontava que 65% dos casos de invasão hacker miram nas pequenas empresas.

No final de 2021, o ITRC - Identity Theft Resource, que é uma organização que orienta e mitiga os impactos de crimes cibernéticos, divulgou que uma grande quantidade de empresas já gastou mais de US$ 1 milhão somente para ter que lidar com ataques de hackers.

Já a CVM - Comissão de Valores Mobiliários, publicou em julho de 2021 que os ataques cibernéticos tinham crescido 220% no primeiro semestre do ano em comparação ao mesmo período de 2020.

Por conta disso, o ideal é tomar uma série de medidas para evitar que esses ataques aconteçam.

Por que minha pequena empresa pode sofrer uma invasão hacker?

Pequenas empresas são muito atraentes para os hackers, principalmente por serem consideradas alvos fáceis pelos seguintes motivos:

  • É mais fácil obter resgate pois os vazamentos de dados podem causar um grande rombo na empresa;
  • Não se faz treinamento com os funcionários sobre o assunto;
  • Não possuem uma política de segurança na empresa;
  • Os empresários não acreditam que um ataque hacker possa acontecer;
  • Possuem menos defesas de segurança cibernética (investem menos).

Como evitar que minha pequena empresa sofra uma invasão hacker

Investir em profissionais especializados

A grande maioria das pequenas empresas não têm interesse em investir em profissionais especializados, principalmente na área de TI - Tecnologia da Informação. 

Esse é um dos grandes motivos de estarem expostas a riscos de invasão hacker, pois não possuem uma pessoa preparada para lidar com a situação e suas consequências com a agilidade e assertividade necessárias nestes casos

Ter profissionais de TI na sua pequena empresa ajuda a implementar estratégias de prevenção para diminuir os riscos de infecções maliciosas ou de violações de dados.

Por conta disso, é importante planejar um investimento com esses profissionais, seja contratando ou terceirizando profissionais gabaritados e ferramentas de proteção.

Orientação da equipe

A maioria das invasões nas empresas ocorrem por meio da engenharia social, ou seja, métodos que tem por causa principal o descuido ou a distração dos funcionários, aproveitando-se das vulnerabilidades das pessoas.

Ou seja, uma equipe sem orientação sobre os riscos cibernéticos vai acabar abrindo brechas para que a invasão hacker aconteça.

Então, criar manuais de procedimentos de segurança na empresa, atualizar a equipe quanto aos tipos de ameaças existentes e ter sempre um profissional especializado em segurança de dados para tirar as dúvidas da equipe, é fundamental para criar essa cultura de proteção e cuidado.

Segurança de dados

A grande maioria das pequenas empresas utiliza a nuvem para guardar documentos e hospedar dados, principalmente por conta da facilidade e custo.

No entanto, é fundamental que os dados fiquem protegidos com camadas extras de segurança, como a criptografia, por exemplo.

Além disso, é preciso também que o acesso a esses dados tenham senhas fortes e que as informações sejam acessadas somente em locais seguros (cuidado com o home office!).

Ferramentas de monitoramento e análise de ameaças

Muitas empresas pequenas acabam não tendo recursos suficientes para investir em diferentes ferramentas de monitoramento e análise de ameaças ou pessoas exclusivas para cuidar do acesso às informações para que estejam seguras.

No entanto, sai muito mais barato prevenir os ataques do que lidar com as consequências.

Então, investir em um bom firewall já é um ótimo começo já que ele protege os dispositivos de invasões e ataques. Assim como um antivírus atualizado para proteger-se das ameaças mais comuns.

Mantenha seus softwares atualizados e nunca utilize nenhum tipo de software pirata (outra prática ainda comum em pequenas empresas) pois, além da ilegalidade, eles são uma porta aberta para uma invasão hacker.

Seguro proteção digital

Um seguro de proteção digital não impede a invasão hacker mas protege a empresa das consequências evitando os prejuízos financeiros.

Afinal, através deste seguro, seu negócio fica coberto em caso de multas e regulatórias da LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, além dos custos com responsabilidade civil decorrentes de vazamento e violação de dados.

Além disso, o seguro também pode cobrir custos com recuperação de ativos digitais, a perda de lucros decorrentes de invasão cibernética, assim como danos reputacionais que a empresa possa sofrer.

Além disso, algumas seguradoras ainda amparam o segurado em caso de sequestro dos dados com pedido de resgate, se isso acontecer.

Aqui na NV Seguros Digitais nós temos uma equipe especialista em seguros cyber que vai te oferecer diversas soluções de proteção e segurança para riscos cibernéticos.

Agende agora uma conversa e saiba tudo que temos para oferecer à sua empresa.

Leia também: Ataques cibernéticos crescem no Brasil 23% em 2021

E fique por dentro de mais dicas como essa aqui no nosso blog!