Praticamente todas as operações empresariais de hoje dependem de tecnologias digitais. E é por conta disso que a defesa cibernética tornou-se uma necessidade primordial em empresas de qualquer ramo ou porte.
Afinal, a crescente incidência de ataques cibernéticos ameaça não apenas a integridade dos dados, mas também a confiança dos clientes e a continuidade dos negócios.
Por conta disso, investir em defesa cibernética não é mais uma opção, mas uma obrigação para qualquer empresa que deseja proteger seu patrimônio e manter sua reputação intacta.
Então, se você quer saber o que é a defesa cibernética e o que sua empresa precisa fazer para estar protegida, acompanhe o conteúdo que preparamos para você.
A defesa cibernética refere-se ao conjunto de práticas, tecnologias e processos destinados a proteger redes, sistemas, dispositivos e dados contra ataques cibernéticos.
Ela inclui a implementação de firewalls, antivírus, sistemas de detecção e prevenção de intrusões, criptografia de dados, além de políticas de segurança rigorosas.
A defesa cibernética é uma disciplina em constante evolução, necessária para combater ameaças sofisticadas e em constante mutação.
Um profissional em defesa cibernética, também conhecido como analista de segurança da informação, desempenha diversas funções que garantem a segurança dos sistemas e dados de uma organização.
Afinal, ele é a linha de frente na proteção contra ciberataques, trabalhando continuamente para fortalecer as defesas contra ameaças internas e externas.
Suas responsabilidades podem incluir:
A ausência de uma defesa cibernética eficaz pode causar uma série de problemas graves para qualquer empresa, tais como:
Além das perdas diretas associadas ao roubo de dados ou paralisação das operações, as empresas podem enfrentar multas regulatórias, despesas com litígios e custos de remediação.
Em casos extremos, os custos podem ser tão altos que levam pequenas empresas à falência.
Os clientes podem perder a confiança na capacidade da empresa de proteger suas informações, levando à perda de negócios e dificuldade em atrair novos clientes.
Afinal, um ciberataque pode parecer, aos olhos dos clientes, que sua empresa é vulnerável e, portanto, insegura.
Dessa forma, recuperar a confiança após um incidente de segurança pode ser um processo longo e oneroso.
No Brasil, quem regulamenta a proteção e o tratamento de dados é a LGPD - Lei Geral da Proteção de Dados.
Sendo assim, violações das suas diretrizes podem resultar em multas pesadas, de até 2% do faturamento da empresa. Ou ainda, ações legais e a implementação de medidas corretivas dispendiosas.
Ataques cibernéticos, como o ransomware, por exemplo, podem causar paralisações significativas nas operações da empresa.
Assim, sistemas críticos podem ser comprometidos, resultando em interrupções que afetam a produção, serviços e comunicação interna.
Também conhecida como cibersegurança, a segurança cibernética é um campo abrangente que engloba todas as medidas tomadas para proteger sistemas de computação e informações contra acessos não autorizados, danos ou ataques.
Seu objetivo principal é, através de um plano de ação, garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.
Isso significa proteger os dados contra acessos não autorizados, garantir que eles sejam precisos e inalterados, além de assegurar que os sistemas estejam disponíveis para uso quando necessário.
Dessa forma, a segurança cibernética busca criar um ambiente seguro onde as informações podem ser compartilhadas e utilizadas sem risco de comprometimento.
Proteger sua empresa contra ameaças cibernéticas é uma tarefa contínua que exige a implementação de várias camadas de segurança.
Aqui estão alguns dos principais meios para proteger sua empresa de ataques cibernéticos:
O seguro cibernético e a defesa cibernética são duas estratégias complementares na gestão de riscos cibernéticos.
Enquanto a defesa cibernética se concentra em prevenir ataques através da implementação de medidas de segurança, o seguro cibernético oferece uma rede de segurança financeira no caso de um ataque bem-sucedido.
Afinal, o seguro cibernético pode cobrir custos associados a violações de dados, como notificações aos clientes, investigações, recuperação de dados, e até mesmo perdas de receita decorrentes de interrupções nas operações.
Juntos, defesa cibernética e seguro cibernético proporcionam uma abordagem holística para proteger empresas contra as diversas ameaças cibernéticas existentes no ambiente digital moderno.
Agende agora seu diagnóstico para entender se sua empresa está apta a ter um seguro cibernético e garanta a proteção financeira da sua empresa com o time especializado da NV Seguros Digitais. E continue acompanhando mais dicas no blog da NV!
Gostou do conteúdo? Confira outros posts recentes:
Rodovia José Carlos Daux, 600, módulo 10 - João Paulo, Florianópolis / SC
CNPJ: 11.517.774/0001-00
Avenida Paulista, 302 - Bela Vista, São Paulo / SP
CNPJ: 11.517.774./0002-91
Todos os direitos reservados | NV Seguros Digitais